/* */ Cor Sem Fim: ACMA || O design pode mudar o mundo!

ACMA || O design pode mudar o mundo!


O tema deste mês do ACMA é Maneiras de Mudar o Mundo.

O mundo está em constante mudança. Acho que com isso todos concordamos. Poderiam dizer que a ciência e a tecnologia mudam tudo, mas eu acho que a arte também.


Sinto que muita gente despreza a arte (ou as artes) e não lhes reconhece o verdadeiro valor que elas têm. Para mim, a arte muda o mundo. Como? Tornando a nossa vida melhor.


Na verdade, a qualidade de vida também é um factor importante. E é aí que entra o design. Basta pensarem no sítio onde estão a ler este post, nas cores que uso no meu blog ou, até, o sítio onde estão sentados. O design espalha-se por todo o lado e a sua missão é mesmo essa: melhorar a nossa qualidade de vida.

O design não é só pôr umas cores bonitas. O design não é só sentido estético. O design também tem ciência por trás e estudo. Muito estudo e muita prática. É aliar arte a utilidade.



Concluindo a minha tese assim muito brevemente, o design, sim, pode mudar o mundo. Imaginem a diferença entre olharem para algo bonito e útil ou olharem para algo feio e útil. Claro que a prioridade é a utilidade, mas se algo for bonito, pode tornar a vossa vida melhor. Vejam, por exemplo, a marca SMEG. Aposto que muitos de vocês adoravam ter algo desta marca. Mas um frigorífico de outra marca qualquer funciona na mesma, certo? No entanto, "os olhos também comem".


O design está directamente relacionado com a forma como nos sentimos e como processamos as coisas. Um bom exemplo disso são as cores e eu já falei disso aqui (e aqui sobre a cor azul e aqui sobre usos importantes da cor. Além disso, tenho um curso só sobre cor aqui. )

Pode parecer estranho que algo como uma chávena diferente de manhã quando bebemos o chá ou uma caixa de bolachas que tem outra cor poder mudar algo no nosso dia. Mas, acreditem em mim, pode. E muda. (E apetecia-me encher este post de fotografias, mas pronto, fica para outra altura)


Qual é a vossa opinião quanto ao design? Acham que este pode mudar o mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário